top of page

FORÇA X RITMO NA CANOA

Tenho pensado muito sobre esse tema e cheguei a uma conclusão!



Manter um ritmo de remada por uma determinada distância na minha opinião é a primeira coisa que tem que ser regulado na guarnição da canoa.


Vamos pensar em 10k de remada em um ritmo de 50remadas por minuto, chegando nesse nível, sua equipe já conquistou uma grande jornada em sua curva de aprendizado.


Não é fácil manter o ritmo equilibrado quando não conhecemos as variações de ritmo, que eu chamo de lento, normal e rápido.


Quando você remador passa por esse processo e sente no corpo essas variações, você começa a mostrar para seu cérebro essas diferenças, e logo ele começa a entender os novos caminhos e criar outras sensibilidades neuro motoras, e isso é muito diferente do que treinávamos antigamente.


Quando você encontra o ritmo e estabiliza ele, é hora de começar a pensar na força.


É ai que muda o jogo, sabe por quê? Ainda vejo poucos remadores usando o catch da maneira mais eficiente possível.


A entrada da pá na água tem ser feita com muita maestria e com uma angulação correta, em seguida a profundidade após o catch tem que existir e por fim, a finalização onde chamo de ponto B, logo ali atrás do quadril.


Essa execução afinada com toda equipe e uma padronização dos movimentos faz a força aplicada ser mais eficiente e a resposta disso é o aumento da velocidade independente do ritmo que você estiver.


Aqui trago essa reflexão para podermos pensar melhor antes de sair por aí gastando energia e tempo.


Vou deixar aqui um vídeo falndo mais do assunto.



Forte Abraço

Marcelo Dias











81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

10% OFF em todo site

Cupom REMADAPERFEITA

Cupom REMADAPERFEITA

bottom of page