top of page

Importância da Pré Temporada de preparação para CANOA

Muitas competições, muitos eventos em todos os estados... e se não tiver foco e planejamento, as chances de dar errado é muito grande e vai sair caro para você.



Sabe por que ? Viagens caras, provas nacionais, festivas, regionais, velocidade ou longa distância, lesões, chegar no ápice do momento errado entre outras dificuldades pelo caminho.


Ao passar dos anos o VAA nacional está tentando evoluir e sair de amador para profissional, mas acredito que falta muito ainda e precisamos nos unir mais do que se afastar e brigar por ego.


Vejo um cenário em alguns estados como ES, RJ, CE, BA, esse ano SP e sul do Brasil se esforçando para alinhar datas, tornar as federações com uma comunicação maior com a CBVAA e nos todos atletas, donos de clubes, instrutores, assessorias, donos de eventos todo mundo trabalhando para um único objeto, crescer e profissionalizar o VAA esporte que tanto amamos e transforma a vida das pessoas.


Então vamos lá ao que interessa, como fazer uma boa preparação pré têmporada?


  1. Definir seus objetivos e provas alvo. Importante ter o objetivo máximo do ano e o caminho dele com outras provas que sejam interessantes com foco nesse objetivo.

  2. Cuidado com as provas longas e com distância mais curta, apesar que já alguns anos definido longas distâncias acima de 45 km iniciam em dezembro e terminam no final de março início de abril.

  3. Se preocupar com treinamento fisiológico que tem haver com seu condicionamento físico, desenvolver trabalho de força, resistência e cardiorrespiratória, para isso uma avaliação física é fundamental para definir o caminho é entender como está fisicamente no início do ano !

  4. Treinamento técnico para aprimoramento e lapidar seu diamante da técnica é de estrema importância para obter maior eficiência e melhor utilização do seu condicionamento físico adquirido com treinos fisiológicos.

  5. Trabalhar sua mobilidade e entender onde você precisa estar mais focado para equilibrar a ação das musculaturas durante seus treinamentos.

  6. Nutrir seu corpo com combustível certo porque vai ser impossível ter uma boa performance sem alimento correto para fornecer energia para seus corpo e também para acelerar seu processo recuperativo dos treinos e competições.


A passagem de transição de uma temporada para outra não é fácil fazer então deixo aqui um vídeo para você entender como fazer.


Para iniciar uma pre temporada importante você entender e visualizar os benefícios que virão lá na frente e não imediato, assim fica mais fácil percorrer o caminho inicial sabendo que está construindo uma base sólida para o ano, feito e entendido os 6 itens acima você pode iniciar 12 semanas começando em janeiro mesmo para sair na frente e ganhar tempo nessa fase de treino.

Quem está fazendo as provas longas respeita outro calendário.


Sua evolução dos 5 pilares depende só de você e vou deixar aqui um vídeo para entender e destravar sua preparação!


Forte Abraço

Marcelo Dias

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

10% OFF em todo site

Cupom REMADAPERFEITA

Cupom REMADAPERFEITA

bottom of page