Você remador que está acostumado a remar sempre no mesmo banco, chegou a hora de entender o xadrez das diferentes funções de cada lugar na canoa.
Claro que todos os seis remadores fazem força, mas o meio da canoa sendo os bancos 3 e 4 são os lugares onde há a maior força, e digo mais, faz toda diferença quando é feita da maneira correta.
Altura, peso, envergadura e power entre outros aspectos que são importantes para essa área da canoa são fundamentais, mas não é regra, tudo pode mudar sempre dentro de uma guarnição.
Tem situações que é melhor colocar o remador mais experiente, que sabe como levar o grupo, trocar de marchas e sentir o momento certo para tirar ao máximo do coletivo e do momento que se encontra o mar.
Mas a intensão da força não começa no banco 3, e sim no banco 2, onde tive o privilégio de estar ao longo de 2017 e 2018 inteiro entendo a frente da canoa, local que eu ia com pouca frequência por conta de ter que fazer leme em aulas e tal.
Quando falo do xadrez dos bancos é fundamental remar em todos os bancos independente de sua característica para determinado banco.
Essa experiência traz benéficos incríveis, e é um grande salto para todo remador, o que estou falando e querendo trazer uma reflexão que remar várias vezes em varias situações em todos os bancos.
Falando de força, o banco 5 tem uma das funções de dupla força , pelo seguinte:
o leme tem que direcionar a canoa e remar também, mas em muitas situações ele não rema, e é aí que entra a força dupla do banco 5 que precisa remar por ele e o leme!
e também vai fazer leme ajudando em situações onde a canoa não responde só os comandos do leme.
Essa conexão de força precisa existir e a entrada do remo na água é umas das partes que muda todo o jogo da força da canoa, e tem outra coisa que faz toda diferença, a profundidade que a pá vai até sair no local que eu chamo de ponto B.
Falando sobre todos esses assuntos aqui a ideia que desperte em você remador alguns gatilhos para evoluir na eterna busca sem fim de evoluir sua remada.
Forte Abraço
Marceo Dias
Commentaires