top of page

O BANCO MULTI TAREFA DA CANOA OC6

Uma das funções mais difíceis dentro da canoa que requer muito conhecimento, liderança e prática, sabe qual é?


Você deve imaginar que fazer a leitura de mar, entender de correntes e ventos, aproveitar ao máximo as ondulações, manter a canoa em uma direção correta diante de todas as adversidades e ainda fazer a canoa andar em alta velocidade não é fácil, mas com o tempo é possível sim.


Estamos falando do Leme.

Sim, uma das posições mais importantes e difícil da canoa, e na minha opinião, todos devem viver essa experiência porque é muito agregadora e amplia os horizontes dos remadores!


Gosto de ensinar leme de uma maneira meio diferente que vejo por aí, e está tudo bem, mesmo porque não existe certo ou errado e sim o que encaixa melhor para você.


Vou deixar aqui três itens que acho primordial para iniciar nessa aventura que com certeza só depois de muitos anos você remador vai ter calma para entender a antecipação adequada para as situações que vão acontecer durante sua navegada no mar.


1 - O mais importante no inicio é manter a canoa em sua direção reta sem muitas ocilações. Como fazer isso: o exercício é, de auto controle, que significa paciência. Tente se concentrar em dar direção no leme faca, aquele colado na canoa e acerte seu balanço com a guarnição. Falo isso porque vários alunos de leme que fizeram esse passo a passo evoluíram muito rápido mas e o seguinte, não reme e de direção na canoa e treine a antecipação da direção e o balanço.


2- Feito esse primeiro passo comece a implementar 2 remadas e mantenha ela na direção , mesmo que você consiga remar mais vezes, tenha paciência e fique focado em manter a direção, que nesse momento é o mais importante. Ao longo de anos percebo nesse exercício que você remador não consegue se segurar e remar só duas vezes, ai você pula as etapas do ensino aprendizagem do METODO RP. Se concentre e faça dessa forma que vai dar certo.


3- Para evoluir no leme você vai ter que se dedicar vários dias seguidos nessa posição, faça um intensivo de 5 a 8 semanas executando esses dois itens acima, e digo mais tem outras duas coisas que preciso alertar a você remador: Foco e concentração, esse dois itens tem que estar alinhados com o aprendizado dessa jornada, a pratica da antecipação tanto na direção da canoa, como para aplicar as remadas e fazer o leme vão exigir de você muito foco e concentração, posso te afirmar que a respiração é quem vai comandar todo esse seu projeto de aprender o leme.


Todos os meus alunos que seguiram esses passos hoje aprenderam muito rápido esse banco multi tarefa. Junto com esse aprendizado antes de entrar na água você precisa saber da leitura de previsão de ondas e ventos, altura da maré, se esta cheia ou vazante, volume de chuva e correnteza, esses itens são praticados nos mapas online e depois observados por você na pratica durante sua aula.


Com isso você começa a entender um pouco de navegação, que vai ser um item super importante para seu aprendizado do leme, tanto contra vento ou a favor do vento fazendo downwind e tentando surfar ondas.


Ter em mente que o aprendizado é eterno e por mais experiencia que você remador vai adquirindo ao longo de sua jornada, é o que falo sempre nas clinicas e algumas lives, o que mais importante é A BUSCA pela REMADA PERFEITA.


Forte Abraço

Marcelo Dias

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


10% OFF em todo site

Cupom REMADAPERFEITA

Cupom REMADAPERFEITA

bottom of page